sábado, 5 de julho de 2008

COMPORTAMENTO - Homem deve ou não chorar?

No início desta semana uma notícia de que o apresentador Carlos Massa, o popular Ratinho, teria chorado aos pés do misto de empresário e comunicador Silvio Santos para que este voltasse atrás em sua decisão de não renovar seu contrato com o SBT que termina no final deste ano, criou um debate: homem deve chorar.

A equipe do BLOG DO ZAPEANDO, saiu em campo para buscar esta resposta e procurou especialistas que falaram sobre a importância do choro para a nossa vida. E podem ter certeza de que chorar não faz alguém ser mais ou menos macho.

Afinal as lagrimas são ingredientes básicos para quem quer lavar a alma. Seja na tristeza ou na alegria, por estar irado com alguém ou orgulhoso de outrem, nessas situações e em muitas outras o melhor a fazer é chorar já que agindo assim liberamos substâncias químicas que proporcionam a sensação de alívio quase imediato. O efeito é desencadeado exclusivamente por cutucadas emocionais e não por estímulos físicos, como quando o globo ocular se irrita com aquela cebola cortada.

As lágrimas provocadas pela emoção removem elementos acumulados nas horas de estresse. Elas, literalmente, põem tudo para fora", diz o neurocientista Willian Frey, da Universidade de Minnesotta, nos Estados Unidos. Fisgado pelos sentimentos, o cérebro fabrica certos neurotransmissores. Esses compostos passam de um neurônio para outro avisando que as glândulas lacrimais precisam ser contraídas. O choro começa."Quando entornamos a primeira gotícula, entra em cena a leucina-encefalina", ensina Frey. Esta é produzida pelo encéfalo, a nossa massa cinzenta e tem a função específica de nos anestesiar se sentimos fortes dores e também nos deixa um tanto entorpecidos, na maior paz. Outra substância que divide as atenções é a prolactina, hormônio produzido na glândula pituitária, no meio do cérebro, quando aumenta a tensão. Com altas taxas de prolactina no organismo, as emoções ficam à flor da pele. Aí, chorar funciona como uma válvula de escape que manda o excesso do hormônio embora.

A afirmação de que homem não chora é errada. Homem chora, sim, mas nem tanto quanto as mulheres. Estas ganham deles em até quatro vezes mais, calcula Willian Frey. "Uma das hipóteses da neurociência para a choradeira feminina é de que as mulheres a partir dos 16 anos fabricam 60% mais de prolactina do que eles." Isso porque o hormônio tem outras atribuições, como preparar as mamas para, um dia, produzir leite. Aliados a essa diferença biológica estão os fatores culturais. Em muitas sociedades ainda predomina a idéia de que chorar é coisa de menina.
Mas, voltando aos homens estes devem deixar sim a emoção vir a tona, e sem exageros, fazem um grande bem a alma Afinal, como definiu o poeta, se os olhos são mesmo a janela da alma, nada melhor do que lhes dar um belo enxágüe de vez em quando.

Também não devemos esquecer que a repressão ao choro e a emoção não é nada saudável. Conter as lágrimas quando elas pedem para escorrer traz problemas de ordem psicológica. "Armazenar sentimentos negativos e passar por cima das emoções, deixando-as guardadas, pode gerar um quadro grave de depressão", diz a psicóloga Junia Cicivizzo Ferreira, especialista em psicologia comportamental pela Universidade Federal de São Paulo. Segundo ela, tudo pode começar com uma simples apatia, uma dificuldade para chorar. E, aos poucos, as emoções contidas se somatizam em doenças. "Pressão alta, úlcera e gastrite são comuns nesses casos", alerta.

Por isso faça como diz a letra daquela música: “Não se reprima, não se reprima...”

Fonte de pesquisa: Revista Saúde é Vital, ed. Abril

Nenhum comentário: