sábado, 12 de julho de 2008

Gestante deve tomar cuidados com seu corpo

.
A notícia chega e traz alegria: a mulher está grávida. Uma nova vida começa a acontecer no seu corpo. Serão nove meses de espera para poder ver e conhecer a criança tão esperada. Mas até o nascimento dela a futura mamãe deve tomar vários cuidados com a sua saúde.
Um destes cuidados deve vir com a parte física, afinal o corpo irá sofrer uma série de mudanças que permitirão dar vida ao bebê.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia do UniFOA, Mônica Carvalho, a gravidez modifica profundamente a fisiologia da mulher para atender às necessidades do crescimento e desenvolvimento do feto. Muitas dessas modificações ocorrem nos músculos e nos ossos, que acabam influenciando, por exemplo, a postura e o posicionamento de algumas articulações, que, mesmo sendo natural, podem tornar a gestante mais vulnerável à dor e às lesões.
Mônica destaca que por causa da gravidez há um aumento gradual do tamanho e do peso do útero, acarretando assim um desvio para frente e para cima no centro de gravidade da mulher que associado a fraqueza dos músculos abdominais, decorrente do crescimento do volume abdominal propicia o aumento da curva normal da coluna lombar criando uma lordose excessiva.
O aumento de até 500 gramas em cada mama pode contribuir também para as dores que poderão ser sentidos tanto na região da coluna torácica, como também nos braços e até mesmo no pescoço,
O ganho de peso associado ao aumento da mobilidade das vértebras decorrente das alterações hormonais causa um aumento do esforço das articulações responsáveis pela sustentação do peso corporal. São nestas articulações em que ocorrem as modificações mais significativas. As mais afetadas são a pelve, o joelho, o tornozelo e o pé que, diferente das demais partes, não se normaliza ao final da gravidez e por isso, no pós-parto, pode perceber um aumento no tamanho do sapato.
Tudo isso pode ser prevenido ou reduzido pela pratica de exercícios sob a orientação de um fisioterapeuta, que através de um trabalho bem programado, durante a gravidez, pode promover um bem estar a mulher, além de auxiliar durante o trabalho de parto e acelerar o processo de recuperação pós-parto ao melhorar a capacidade cardiovascular, respiratória e muscular da gestante. Antes, porém, da gestante partir para estes exercícios a paciente deve estar liberada pelo seu obstetra e sempre que surgir algum sintoma diferente este trabalho deve ser interrompido, alerta a professora.

Os cuidados a serem tomados


Entre os cuidados que as gestantes devem tomar para minimizar os possíveis sintomas provenientes da mudança durante a gravidez estão:
- Evitar o aumento exagerado do peso corporal. Os limites ideais variam de acordo com o peso existente antes da gravidez. É aceito um aumento médio de 12 quilos;
- Durante o repouso deitar de lado, preferencialmente o esquerdo
- Evitar mudanças bruscas de posição;
- Evitar permanecer de pé, imóvel, por tempo prolongado;
- Durante as atividades físicas, os exercícios com apoio de uma única perna, devem ser evitados;
- Usar sapatos bem adaptados e presos ao pé;
- Usar um bom sutiã para minorar a carga imposta pelo peso das mamas;
- Durante a amamentação sentar em poltronas que forneçam o apoio dos braços e lembrar que é o bebe deve ser trazido ao peito.

Nenhum comentário: