sábado, 5 de julho de 2008

SAÚDE - Cuidados com a pele e cabelos no inverno

.
No inverno, as alterações climáticas e a mudança de hábitos refletem de imediato diante do espelho. Vento frio, clima seco, diminuição da transpiração, banhos quentes prolongados, maior intervalo entre uma lavagem e outra dos cabelos e uso excessivo de secadores são a combinação ideal para problemas típicos das estações outono e inverno: a desidratação da pele e o aparecimento da dermatite seborréica, popularmente conhecida como caspa. A receita para evitar esses problemas está nos cuidados diários e na combinação de produtos eficazes.
A pele tem uma camada protetora na superfície que, além de mantê-la hidratada, serve de barreira contra agressões do meio externo, como a poluição e a radiação solar. Desidratada, essa função é comprometida e a pele fica frágil e sujeita à descamações e irritações, além de o aspecto opaco e áspero tomar o lugar da suavidade.
Quando a descamação ocorre no couro cabeludo, a seqüência de incômodos são coceiras, irritação, vermelhidão, além daqueles pontinhos brancos que caem sobre as roupas e causam constrangimentos e podem influenciar até mesmo no convívio social. Entre os fatores que colaboram para o surgimento da caspa estão: alimentação desequilibrada, disfunção das glândulas sebáceas e estresse. O problema é mais comum nas estações frias porque, nesta época, os banhos quentes, o uso de secador e a folga maior entre as lavagens causam o excesso de sebo e aceleram a proliferação do fungo Pityrosporum ovale, presente naturalmente no couro cabeludo. A oleosidade excessiva alimenta esse fungo, provocando desequilibro no couro cabeludo.
Para manter a pele em dia, é importante utilizar hidratantes no corpo todo, especialmente nas áreas que apresentam maiores sinais de ressecamento. Combine esse cuidado com outras dicas, como beber cerca de 1,5 a dois litros de água diariamente, moderar a temperatura da água durante o banho e proteger-se das alterações climáticas.

Fonte: A Voz da Cidade

Nenhum comentário: