sábado, 14 de junho de 2008

COMPORTAMENTO - Noivado continua cada dia mais forte

Apesar dos tempos em que vivemos em que há cada dia mais casais que preferem morar junto ao casamento e que o namoro está dando lugar para o “ficar”, uma das instituições mais antigas da nossa sociedade continua cada dia mais forte: o noivado. Aquele momento que antecede ao casamento e que nada mais do que a formalização de um compromisso não só com a pessoa amada, mas também com sua família e com Deus. Existem muitos motivos para que o noivado seja mantido entre os cristãos, embora os costumes tenham mudado no que se refere aos dotes e outras práticas. Vejamos:1)O noivado é um modo de formalizar um compromisso. Sabemos que o ser humano tende a falhar em suas promessas, e o noivado firma as promessas do namoro diante de Deus, da igreja e da sociedade.2)O noivado evita a irresponsabilidade por parte de ambas as partes envolvidas no relacionamento e estabelece um limite no tempo de namoro. O namoro serve para confirmar o relacionamento e o noivado para afirmar esta confirmação. Ser noivo significa afirmar que já fizeram a escolha definitiva e que estão assumindo um compromisso de, em breve, se casar.Durante o namoro o casal tem a possibilidade de se conhecer e o noivado é a confirmação deste conhecimento.
Para a jornalista Vivian Costa (foto) que ficou noiva esta semana, este momento era muito esperado não só por ela, mas também pelo seu noivo Leandro Guilherme.
- Sabíamos que ele viria, mas foi mágico o pedido dele, afirma a jornalista.
Como começou
O conceito de noivado foi primeiramente descrito pela Igreja Católica em 1215, no Quarto Concílio de Lateran, pelo Papa Inocêncio III, que decretou que "os casamentos devem ser anunciados publicamente nas igrejas pelo padre durante um período fixo e adequado, dessa forma se impedimentos de legitimidade existirem, eles poderão ser conhecidos".
O ato de dar um anel de noivado à mulher escolhida para casar foi tradicionalmente iniciado em 1477, quando Maximiliano, o Sagrado Imperador Romano, deu à Maria de Burgundy um anel de diamante como presente de noivado.
Segundo algumas tradiçoes o anel de noivado deve ser usado no dedo anular da mão direita, mas há alguns países como o Paraguai onde o costume é na mao esquerda. Em geral, os noivos trocam alianças que serão as mesmas usadas após o casamento. Claro que nada impede a noiva de usar aliança e anel de noivado, contudo isso dependerá muito de cada casal, além de não ser uma obrigatoriedade. Após o casamento a aliança passa para a mao esquerda. Detalhe importante: caso a opção escolhida por vocês seja a de usar anel de noivado e aliança, a noiva deve usar o anel de noivado na mão esquerda (como manda a tradição) e a aliança na direita. No dia da boda, a noiva deve passar o anel de noivado para a mão direita antes da cerimônia de casamento - onde deverá usá-lo depois de casada - dando lugar na mão esquerda à aliança de casamento.
A festa de noivado não deve ser uma grande comemoração e sim algo bem simples e íntimo. Em geral a festa é celebrada na casa dos pais da noiva e são convidados apenas parentes mais próximos (pais, irmãos e avós) de ambas as partes e amigos mais íntimos. Não é necessário enviar convites aos convidados, pois o ideal é que o convite seja feito pessoalmente, ou através de um telefonema e/ou, para os mais modernos, através de um e-mail. Na festa, que deve ser bem informal, podem ser servidos ou um jantar, ou salgadinhos e drinks seguidos de um bolo como sobremesa. Geralmente, é feito um discurso pelos noivos para relatar a intenção de enlace após o jantar, que é comemorado por todos com um brinde com champanhe. O casal pode trocar alianças diante dos convidados ou já terem trocado antes da festa, em um momento mais íntimo. Quanto aos convidados, não é uma obrigatoriedade levar presentes aos noivos, apesar de muitos preferirem fazê-lo. Algumas sugestões para os que desejarem levar presentes são utensílios para o lar, flores, champanhe ou vinho de boa qualidade.
O período de noivado varia muito de acordo com cada casal e pode durar de dias a anos. Em geral, esse é o período que os noivos iniciam a procurar um local para morar após o casamento e a organizarem-se financeiramente para isso. É o momento que a noiva começa a preparar um enxoval básico, lembrando-se sempre que muitos itens do enxoval podem ser colocados na lista de noivos. À partir do noivado, é ideal também iniciar o planejamento da festa de casamento, pois podem ser necessários alguns meses ou até um ano inteiro para elaborá-la.

Um comentário:

Anônimo disse...

Escolheram um lindo casal para ilustrar a matéria!