sábado, 7 de junho de 2008

ESPECIAL – O mercado para o engenheiro ambiental

Mayara Prado
No último dia 5 foi comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente e uma série de eventos e comemorações foram realizadas não só no Brasil, mas em diversos outros paises. Isso demonstra que a sociedade aos poucos está se conscientizando e tomando atitudes que possam ajudar a salvar o planeta em que vivemos e com isso há uma necessidade cada vez maior de profissionais deste segmento. Neste contexto surge o Engenheiro Ambiental, um profissional inteiramente ligado a questões ecológicas e que está sempre buscando soluções para os problemas que degradam o meio ambiente.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental do UniFOA, Marcus Vinicius Faria de Araújo, a Engenharia Ambiental é uma das profissões mais promissoras do século 21 e suas áreas de atuação são infinitas. Ele destaca que o profissional dessa área tem um perfil direcionado à prevenção e resolução de problemas que afetam a qualidade de vida da sociedade.
- O engenheiro ambiental precisa ter interesse em tudo o que diz respeito a meio ambiente e processos poluidores, deve gostar de atividades ao ar livre, ter um coração valente e disposto a salvar o planeta, espírito de observação e de aplicação nos estudos, se manter atualizado, enfim; ser um "super-herói" do planeta - afirma Marcus Vinicius.
Com o atual aumento populacional, da demanda por recursos naturais e da poluição do meio ambiente o mundo vem passando por uma série de mudanças ambientais, que poderão resultar em um aumento teratológico de doenças, catástrofes e mortes, podendo dar origem aos chamados "refugiados das mudanças ambientais".
- Cabe ao engenheiro ambiental propor soluções e elaborar projetos que minimizem essas mudanças e proporcionem um mundo melhor para todos nós - afirma o professor.
Nos próximos cinco anos deverão se formar centenas de especialistas na área e a expectativa é de que esses profissionais sejam rapidamente absorvidos pelo mercado. A crescente conscientização da população em relação à necessidade de preservação do meio ambiente irá proporcionar ainda muitas oportunidades para a categoria. O setor público também deverá oferecer cada vez mais vagas nas secretarias de meio ambiente e órgãos ligados à terra e ao planejamento urbano nos níveis federal, estadual e municipal.
Uma destas oportunidades acontece hoje quando a Petrobras está realizando um concurso nacional oferecendo 49 vagas para esta função, passando por empresas privadas como a Vale, antiga Vale do Rio Doce, que faz a captação pelo seu site.
As melhores oportunidades de emprego ainda estão concentradas nas cidades mais industrializadas das Regiões Sudeste e Sul.Para chegar a este nível profissional, o futuro engenheiro ambiental precisa passar por um curso de graduação com duração de 10 períodos e onde há uma formação multidisciplinar com disciplinas nas áreas Exatas e Biológicas, além de Química. Na região Sul-Fluminense, o UniFOA é uma das instituições de ensino que oferece este curso e está com inscrições abertas para o seu vestibular que acontece no dia 29 de junho.

Nenhum comentário: